Crai HISTÓRIA DO CRAI

 

DECLARAÇÃO DE BOLONHA


A Declaração de Bolonha (19 de Junho de 1999) — que desencadeou o denominado Processo de Bolonha — é um documento conjunto assinado pelos Ministros da Educação de 29 países europeus, reunidos na cidade italiana de Bolonha.
A declaração marca uma mudança em relação às políticas ligadas ao ensino superior dos países envolvidos e procura estabelecer uma Área Européia de Ensino Superior a partir do comprometimento dos países signatários em promover reformas de seus sistemas de ensino.
A declaração reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável de sociedades tolerantes e democráticas.

OBJETIVOS


A declaração visa a tomada de ações conjuntas para com o ensino superior dos países pertencentes à União Européia, com o objetivo principal de elevar a competitividade internacional do sistema europeu do ensino superior. Para assegurar que o sistema europeu do ensino superior consiga adquirir um grau de atracção mundial semelhante ao das suas extraordinárias tradições cultural e científica, delinearam-se os seguintes objetivos a serem atingidos na primeira década do terceiro milênio:
o          Promover entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional do sistema europeu do Ensino Superior.
o          Adoptar um sistema baseado em três ciclos de estudos:
o          1.º ciclo, com a duração mínima de três anos - grau de licença, Licenciado - de 180 a 240 ECTS;
o          2.º ciclo, com a duração de um ano e meio a dois (excepcionalmente um ano) - grau de mestre, Mestrado, - de 90 a 120 ECTS (mínimo de 60 no 2.º ciclo);
o          3.º ciclo - grau de doutor, Doutorado - Sem requerimentos de ECTS.
o          Implementar o suplemento ao diploma;
o          Estabeler um sistema de créditos transferíveis e acumuláveis (ECTS), comum aos países europeus, para promover a mobilidade mais alargada dos estudantes. (Os créditos podem também ser adquiridos em contextos de ensino não superior, incluindo a aprendizagem ao longo da vida, desde que sejam reconhecidos pelos estabelecimentos de ensino superior de acolhimento;
o          Promover a mobilidade dos estudantes (no acesso às oportunidades de estudo e formação, bem como a serviços correlatos), professores, investigadores e pessoal administrativo (no reconhecimento e na valorização dos períodos passados num contexto europeu de investigação, de ensino e de formação, sem prejuízo dos seus direitos estatutários);
o          Promover a cooperação européia na avaliação da qualidade, com vista a desenvolver critérios e metodologias comparáveis;
o          Promover as dimensões européias do ensino superior, em particular:
o          Desenvolvimento curricular;
o          Cooperação interinstitucional;
o          Mobilidade de estudantes, docentes e investigadores;
o          Programas integrados de estudo, de formação e de investigação.

Endereço eletrônico da declaração em português:
http://www.ond.vlaanderen.be/hogeronderwijs/bologna/links/language/1999_Bologna_Declaration_Portuguese.pdf

 

CRAI


O novo modelo para as bibliotecas espanholas, que a partir de sua introdução e desenvolvimento passam a ser denominadas de Centros de Recursos para el Aprendizaje y Investigación (CRAIs), tem como objetivo tornar mais fácil para professores, pesquisadores e estudantes as atividades de aprendizagem, de formação, de gestão e de resolução de problemas, seja técnicos, metodológicos e de conhecimento, capacitando-os mais plenamente ao acesso e uso da informação. Como Centro, essa nova unidade de informação é uma entidade física, que não só armazena documentos e equipamentos, mas se constitui como um espaço atrativo e de socialização, considerando que, com a grande expansão das bibliotecas virtuais, a biblioteca física se mantém como ponto focal e natural para a aprendizagem. Quanto aos Recursos para a aprendizagem, ela disponibiliza aos estudantes um acervo impresso e virtual específico para seu desenvolvimento educativo, como também recursos informáticos que se tornam imprescindíveis para a execução de projetos em conjunto com os professores e demais estudantes. Para a Aprendizagem corresponde uma maior dinâmica na inserção da gestão, documentação e disseminação da informação, além da inclusão de serviços especializados, considerados fatores essenciais para dinamizar o aprendizado. Quanto ao suporte à Pesquisa, o novo modelo propõe ter uma comunicação externa com os pares, para que haja uma interação nas diversas áreas de conhecimento (Balagué Mola, 2003 apud Castro Filho; Vergueiro, 2011, p. 32-3).

 

PAPEL DA BIBLIOTECA


Essa proposta ganhou força no início de 2011 com a elaboração de um projeto que foi aprovado pelo CTA da Faculdade de Odontologia. Após analise o projeto foi aprovado, em 26/09/2011, sob o no. 2011.1.1038.23.3, pela Pró-Reitoria de Graduação – PRO-ED – Programa de Apoio aos Cursos Noturnos (Fase 1 – Recuperação de espaços didáticos). A disciplina responsável pelo piloto é ODE 111 – Patologia Experimental: Técnica Cirúrgica, com início em maio/2012.
O CRAI está voltado para uma nova proposta pedagógica onde o Serviço de Documentação Odontológica (SDO) não atua apenas como o “fornecedor” de informação, mas, como agente de disseminação da informação, das fontes de informação e do suporte acadêmico por meio da comunicação e da tecnologia. Neste cenário a biblioteca se insere no apoio às tarefas de ensino e aprendizagem que engloba: organização e monitorização. Esta metodologia implicará um uso permanente das coleções da biblioteca, acesso a serviços e recursos da rede, grande variedade de material didático.

REDES COLABORATIVAS ENTRE UNIDADES E NA PRÓPRIA UNIDADE


Esse modelo de biblioteca idealizado pela Rede de Bibliotecas Universitárias Espanholas (REBIUN) cuja proposta é integrar serviços pedagógicos aos de informação e uso mais apropriado das tecnologias, tornando-se um centro dinâmico e social dentro da universidade. Este modelo de biblioteca tem como centro o sujeito e não o livro.
Da mesma forma a Faculdade de Odontologia USP, com apoio do Serviço de Documentação Odontológica, busca integrar, inicialmente, os Departamentos da Faculdade trazendo a Informática e a Teleodontologia para fazer parte da educação com questões associadas à integração e utilização do computador e da Internet na FOUSP. Futuramente pretendemos trabalhar de forma integrada a outras áreas do conhecimento desenvolvendo projetos que possibilitem publicação de trabalhos dos alunos de graduação, contribuindo e solidificando o nome da Universidade no cenário internacional.

ESPAÇO INTEGRADO


O espaço físico poderá ser acessado tanto pelo estacionamento, quanto pelo corredor intermediário da FO.
Para que isso ocorra, foi elaborado planejamento arquitetônico que inclui um espaço central de convívio, interligados, onde poderão circular 96 alunos por dia e sala de aula para 80 alunos. Cada espaço está descrito a seguir:

Centro de Vivência: Atividades de leitura e discussão em grupos supervisionados por bibliotecários e docentes; desenvolvimento de projetos que aliem as ações dos demais espaços do CRAI, com destaque para as atividades práticas da área molhada.
Área Molhada para Ensaios de Laboratório: Desenvolvimento de modelos de aprendizagem em várias áreas do conhecimento em que seja necessária a manipulação de material biológico, de material odontológico e outras atividades práticas laboratoriais.
Teleodontologia: criação de cursos à distância a partir de material didático produzido nas áreas de atividades manuais, bem como utilização do potencial criativo do corpo discente para a personalização desses cursos.
Sala de Videoconferência: intercâmbio com aulas teórico-práticas com outras instituições, criação e desenvolvimento de projetos de investigação em parceria com outros centros e outras atividades que promovam a imersão na investigação conjunta.
Sala de Discussão em Grupo: Discussão em grupo de temas específicos gerenciados pelo docente, com ampliação das informações a partir de recursos tecnológicos digitais e do Sistema de Documentação Odontológica (SDO).
Sala de Produção e Edição de Vídeo: Produção de trabalhos de investigação e aprendizagem pelos alunos utilizando mídias digitais; produção de material didático pelo docente a partir da integração com o Núcleo de Teleodontologia; ampliação do potencial de aprendizagem a partir da edição de vídeos.
Sala de Impressão Digital: Orientação aos alunos quanto à edição de material impresso e digital, norteando a produção adequada da informação textual e por imagens.
No espaço CRAI também serão instalados três laboratórios interligados que atenderão as necessidades experimentais que os alunos de graduação, possam vir a ter como curiosidade científica, relativas às matérias básicas, sociais e de técnicas aplicadas às especialidades odontológicas. A saber:
Laboratório “molhado”. Provido de pias, bancas, capelas de exaustão, bicos de ar comprimido, gás e vácuo. Nesse laboratório as atividades serão de moldagem, modelagem, escultura e construção de modelos que simulem alterações de forma e função.
Laboratório “seco”. Provido de computadores, “tablets”, servidor para intranet, com aplicativos para ciências sociais, antropologia, estatística, banco de dados e simulação computacional e mobiliário adequadas para esse fim.
Laboratório de “produção”. Provido de computadores dedicados à edição, aquisição de imagens e computação gráfica para editoração de revista eletrônica, sob administração e orientação do Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da FOUSP.

Os laboratórios em operação não só promoverão interações multidisciplinares de professores e alunos de um mesmo semestre, bem como na verticalidade dos conhecimentos oferecidos pela grade curricular nos 12 semestres que compõem o curso noturno e nos 10 do curso diurno.

REVISTA OCA


A proposta para a Revista Organização do Conhecimento para o Aprendizado (OCA) é utilização do Open Journal Systems (OJS). O sistema propicia a redução de tempo e a energia empregados às tarefas administrativas e de secretariado associadas à produção de uma revista, melhora a preservação dos registros e a eficiência dos processos editoriais. Aperfeiçoa a qualidade da publicação científica e acadêmica através de várias inovações, desde a transparência das políticas ao aprimoramento da indexação da revista (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2006).
O sistema será hospedado, a princípio, no servidor da Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP. A proposta de acesso aberto vem ao encontro dos novos preceitos de recuperação dos trabalhos científicos desenvolvidos nos grandes centros de pesquisa.
O planejamento, a estrutura, a construção, o gerenciamento e a logística da Revista OCA serão realizados por profissionais da biblioteca que terá como premissa o compromisso com a divulgação e recuperação da informação, no formato acesso aberto, atendendo ao público da comunidade odontológica e ciências afins.

REFERÊNCIAS


Castro Filho CM. O modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) e as bibliotecas universitárias brasileiras: convergências e divergências [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes; 2008 [citado 05 abr. 2012] Disponívem em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-06112008-152405/pt-br.php.


Castro Filho CM, Vergueiro W. Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. Bibl. Univ., Belo Horizonte. 2011 jan./jun.;1(1):31-40.
Declaração de Bologna. [citado 05 abr. 2012] Disponívem em: http://www.ond.vlaanderen.be/hogeronderwijs/bologna/links/language/1999_Bologna_Declaration_Portuguese.pdf.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. OJS em uma hora. Ramón Martins Sodoma da Fonseca, tradutor. Brasília: IBICT; 2006 [citado 07 abr. 2012]. Disponível em: http://www.uff.br/RVQ/ManualOJS.pdf.


Lima LC, Azevedo MLN, Catani AM. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a universidade nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. 2008 mar.;13(1):7-36 [citado 05 abr. 2012]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1.pdf.


Mola NB. La biblioteca universitaria, centro de recursos para el aprendizaje y la investigación: una aproximación al estado de la cuestión en España. Palma de Mallorca: Jornadas Bibliotecológicas de Mallorca; 2003 [citado 05 abr. 2012]. Disponível em: http://www.aab.es/pdfs/gtbu_bu_crai.pdf.


Portugal. Ministério da Ciência, Inovação e Ensino superior. [citado 05 abr. 2012]. Disponível em: http://www.ccisp.pt/documentos/bolonha/outros/processo_bolonha.pdf.


Vieira R. Modelos científicos e práticas educativas: (breve incursão no séc. XX. A Página da Educação. 1999 abr.;8(79):22 [on line] [citado 28 mar. 2012]. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=79&doc=7655&mid=2.